RSS

sábado, 31 de março de 2012

Dica Importante da Semana! Água

Sei que não sou o único ser humano na terra com enormes, sim enormes dificuldades em tomar ÁGUA, bem valioso para nosso organismo e GRÁTIS, mas sem dúvida é uma das dicas de saúde mais difíceis de seguir.
Vivo estabelecendo minha meta, 1l de água, 1l de chá...qdo chega o final do dia foi 500ml e olhe lá.
Confesso que todos sabemos o que é bom e importante para sermos saudáveis, para emagrecer, mas fazer é outra coisa.
Em 2008 quando fui aos EUA engordei em 20 dias a bagatela de 4kg, sabe porque? porque tinha sede e bebia refrigerante, no país do refrig eu comprava um copo e enchia com refil grátis o dia todo e me dava a desculpa que a água era cara (cada garrafinha no parque 4 doláres) ora e quando estou aqui em casa que a água é de graça? Porque tomo refrigerante? Sucos industrializados? Pura sem vergonhice.
Assim, hoje sabadão decidi começar a postar dicas de saúde e a primeira delas é : TOMEM ÁGUA!! Seguem os motivos:

• A perda de peso inicial em uma dieta é em grande parte, devida à perda de água. Você precisa beber uma quantidade suficiente de água para evitar a desidratação.

• O processo de queimar calorias requer um fornecimento adequado de água para funcionar de forma eficiente. A desidratação retarda o processo de queima de gorduras.

• A desidratação provoca uma redução no volume sanguíneo e diminui o fornecimento de oxigênio para os músculos, podendo gerar uma sensação de cansaço.

• A água ajuda a manter a o tônus e contração musculares, além de lubrificar as articulações. Uma hidratação adequada pode ajudar a reduzir a dor articular e muscular durante o exercício.

• A perda de peso saudável inclui uma boa quantidade de fibras na dieta. Mas, enquanto as fibras normalmente são úteis para o sistema digestivo, sem a quantidade adequada de líquidos acrescida às fibras, pode ocorrer prisão de ventre, em vez de ajuda à eliminação do bolo fecal.

Funções básicas da água


1)A água impregna todos os tecidos. É fundamental para a manutenção da homeostasia, ou seja , equilíbrio do meio interno com o externo. Todas as reações bioquímicas se processam em meio aquoso. A água é indispensável às combinações químicas e elétricas. Ela é o meio de transporte dos elementos nutritivos para a célula.

2) Transporta gases, alimentos e produtos do metabolismo celular.

3) A água lubrifica vários tecidos como articulações ,possibilitando menor atrito nos movimentos e também lubrifica as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio) .

4) A água participa ativamente nos processos digestivo e excretor .

5) Responsável pela manutenção da temperatura corporal. A dinâmica dos líquidos corporais depende do metabolismo celular e da produção de calor. A perda desse calor é feita pela evaporação. A evaporação é o principal método usado para eliminar calor. A perda de água insensível (não-perceptível), pela pele, chega a ser de 600 ml por dia.

Também perdemos água na expiração. O restante da água será eliminada pela urina e também pela água contida no bolo fecal.

Outras ( importantes) funções da água:

- Previne a celulite e seu aspecto em casca de laranja- Por carregar para fora do corpo as toxinas, ajuda a tratar essas “ondulações”.
- Hidrata a pele, deixando-a mais jovem e bonita. A água mantém o maior órgão do corpo com aparência fresca e luminosa. Ela é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele.

- Limpeza do corpo e eliminação toxinas – Os rins têm função excretória, ou seja, elimina as impurezas que não nos são mais necessárias via urina

- Aumenta a saciedade – Associada a uma boa reeducação alimentar , ou seja, à ingestão de legumes, frutas e verduras e fibras , essas ultimas , presentes nos vegetais, incham como uma esponja macia quando em contato com a água, o que garante sensação de estômago cheio com menos alimentos.

-Reduz a Absorção de gorduras – Nos intestinos, as fibras solúveis como a aveia, por exemplo, ligam-se a moléculas de gorduras diminuindo a sua a sua absorção, o que optimiza a perda de peso e o controle do colesterol.

-Minimiza a prisão de ventre – Já as fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, entre outros) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo fica mais leve e funciona melhor.

-Ajuda na formação de líquidos orgânicos. Ajuda manutenção e multiplicação celular bem como na formação de secreções, como a lágrima.

-Previne doenças . Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.

Bom eu começei a criar vergonha na cara e você??

2 comentários:

Marcia disse...

Eu também tomei vergonha na cara e tomo até 2 lts de água, mas por que eu saborizo a água. Ponho numa jarra 2 rodelas de laranja e 2 de carambola, coloco a água e deixo gelar. Aí eu consigo beber. Agora, água pura, nem a pau Juvenal!
Bjs

Camila Santiago disse...

minina aprendi a beber muita agua .. pra te ajudar compra uma daquelas garrafinhas que vc sempre tem perto de vc .. ajuda .. hoje bebo uns 3litros por dia ..rsrsrsrs..bjus bom fds.

Postar um comentário